- 1 xícara (chá) de tapioca granulada
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 lata de leite condensado
- 4 ovos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de coco ralado
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/2 xícara (chá) de água
Como fazer o pudim tapioca: modo de preparo
O modo de preparo do pudim de tapioca é muito simples e rápido. Você só vai precisar de uma forma com furo no meio, uma panela, uma tigela e um liquidificador. Veja o passo a passo:
- Em uma tigela, misture a tapioca granulada com o leite e deixe hidratar por cerca de 30 minutos, ou até que a tapioca fique macia.
- Em uma panela, leve o açúcar e a água ao fogo médio, mexendo até dissolver. Depois, pare de mexer e deixe cozinhar até formar uma calda caramelizada.
- Despeje a calda na forma com furo no meio, girando para cobrir todo o fundo e as laterais. Reserve.
- No liquidificador, bata o leite condensado, os ovos e a manteiga até ficar homogêneo.
- Transfira a mistura para a tigela com a tapioca hidratada e adicione o coco ralado. Misture bem.
- Despeje a massa na forma caramelizada e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 50 minutos, ou até que esteja firme e dourado.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar.
- Desenforme o pudim em um prato grande e sirva gelado ou em temperatura ambiente.
A origem do pudim tapioca
O pudim tapioca é uma receita que surgiu no nordeste brasileiro, provavelmente inspirada pelo pudim português, que foi trazido pelos colonizadores. A diferença é que os nordestinos adaptaram a receita usando ingredientes locais, como a tapioca e o coco, que são abundantes na região.
Assim, eles criaram um pudim com sabor e textura únicos, que se tornou um dos doces mais apreciados do Brasil.
Acompanhamentos para o pudim tapioca
O pudim tapioca já é uma sobremesa completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu sabor, pode servir com alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Aqui vão duas sugestões:
- Calda de frutas vermelhas: em uma panela, leve ao fogo baixo 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora etc.), 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1/4 de xícara (chá) de água. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa e brilhante. Deixe esfriar e sirva sobre o pudim.
- Chantilly: em uma batedeira, bata 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado com 4 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de essência de baunilha até formar picos firmes. Coloque em um saco de confeitar com bico estrela e decore o pudim com o chantilly.
Conclusão
E aí, gostou da receita de pudim de tapioca? Eu tenho certeza que você vai arrasar na cozinha e surpreender a sua família e os seus amigos com essa delícia. Não se esqueça de me contar o que você achou da receita lá no nosso grupo do whatsapp, mas caso você não faça parte do nosso grupo, então entre agora e receba receitas diariamente de forma atualizada.
E se você gostou, compartilhe com as suas amigas, elas também vão amar essa sobremesa. E se você quer ver mais receitas incríveis como essa, é só clicar no link abaixo e se deliciar com as minhas dicas.
Veja Mais Receitas Fáceis