A gordura predominante no coco é saturada de cadeia média que não pode ser acumulada em nosso organismo (acido caprílico 9%, acido láurico 47%, acido caprico 7%, acido caproico 1%), e representam cerca de 64% da gordura presente no coco.
O acido láurico quando cai no estomago, transforma-se em monolaurina, que mata fungo, bactéria, vírus, agindo como um antibiótico, sem os malefícios dos antibióticos. Nos Estados Unidos tem se utilizado muito para salvar vidas, quando algumas pessoas possuem resistência aos antibióticos.
O leite materno é rico em acido láurico (possui 14% de gordura saturada) por isso que quando a criança mama da mãe pega menos infecções, já no coco nós temos 47% de acido laurico, por isso ele é quase um substituto do leite materno, ele possui o triplo de ácido láurico que o leite materno.
Muitas famílias inclusive se utilizam do óleo de coco, da água de coco, e todos os seus componentes para substituir o leite materno.
O óleo de coco e suas características:
- não necessita de bile para ser absorvido (uma pessoa que tem a vesícula removida ela não consegue absorver gorduras, mas esta gordura de cadeia média presente em 64% do coco não precisa da bile para ser absorvida, então o óleo de coco é ótimo para quem teve a vesícula removida);
- facilita a absorção de outros nutrientes (principalmente vitaminas e minerais, por isso muitas pessoas quando fazem algum shot de imunidade adicionam uma colher de óleo de coco para gerar mais efeito no shot);
- é termogênico (significa que acelera o metabolismo);
- não requer insulina para o seu metabolismo (o diabético pode fazer uso do óleo de coco sem problemas);
- não é armazenado no adipócito na forma de Triglicerídios (ou seja não engorda);
- é menos calórico que outras gorduras
- aumenta a termogênese e beta oxidação (o coração usa melhor essa energia);
- termogênese pós-prandial (depois que você ingeriu uma refeição aumenta o metabolismo);
- aumenta a CCK e a PPY (ou seja aumentando a saciedade e você vai ter menos fome);
- inibe a transcriptase reversa do HIV (ou seja dificulta a evolução do vírus para a AIDS);
- imunomodulador (ácido laurico – ajudando bastante em pacientes com doenças auto-imunes)
- rico em TCM
- possui efeito antitrombótico
Quando você ingere o óleo de coco libera-se 3 corpos cetônicos (acetona, acetoacetato, betahidroxibutirato) no seu organismo que são provenientes justamente triglicerídeos de cadeia media (TCM), que são de grande valia para o seu cérebro. O cérebro gosta de ser alimentado por corpos cetonicos.
Conclusão sobre o óleo de coco
Resumindo, o o óleo de coco tem benefícios para te auxiliar contra: infecções, vírus, Alzheimer, doenças cardio vasculares, câncer (se alimenta de glicose e quando você utiliza o óleo você cria corpos cetônicos que a célula cancerígena não sabe utilizar mas a célula normal sabe), diabetes e obesidade.
Sites para aprofundar pesquisas e estudos na internet sobre o coco: coconutoil.com – westonaprice.org – lauric.org – coconutresearchcenter.org