Se você já tem um RG emitido em algum destes estados, e deseja baixar seu RG Digital, vá até a Play Store ou App Store para procurar o aplicativo correspondente. Digite lá as palavras correspondentes ao “RG Digital” do seu estado:
São Paulo: RG Digital SP
Rio De Janeiro: Identidade Digital RJ
Paraíba: RG Digital Paraíba
Pará: e-Identidade
Goiás: RG Digital GO
Distrito Federal: e-Identidade
Alagoas: RG Digital AL
Dicas de segurança para o RG Digital
Para garantir a segurança do seu RG digital, é importante seguir algumas dicas: como utilizar dispositivos seguros, procure armazenar o seu RG digital em dispositivos que possuam senha de acesso e proteção contra vírus. É importante fazer backup do seu RG digital com frequência, para evitar perda de dados em caso de problemas técnicos.
Também evite compartilhar o seu RG digital com pessoas que você não confia, para garantir a segurança de suas informações pessoais. Com essas dicas, você pode garantir a segurança do seu RG digital e evitar problemas no futuro.
Novo RG Digital 2023
Agora a partir de 2023 com o novo RG Digital você terá apenas um RG emitido nacionalmente, em caso de necessidade de uma segunda via, o número não muda, independente do estado em você estiver morando. Cada cidadão brasileiro tem até 2032 para aderir a nova carteira de identidade digital.
Da forma antiga, você conseguia ter até 27 números diferentes de RG, porque em cada estado era possível emitir um RG que vinha com um número diferente, facilitando os golpistas.
Além de realizar a junção do CPF e do RG, o novo RG Digital possibilita identificar seu tipo sanguíneo, fator RH, e nele tem o padrão internacional código MRZ.
Como emitir Novo RG Digital 2023
Se você deseja emitir o novo rg digital 2023 precisará ir até os órgãos de identificação do município onde reside e perguntar se já estão realizando este procedimento. Uma vez que a resposta for positiva, bastará você apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento. O órgão emissor do seu Estado dirá a data para a retirada do novo documento.
Mas saiba que o novo RG ainda será emitido em papel ou cartão plástico. O formato digital ficará disponível após a emissão do documento no dite do governo: gov.br.
Importante observação: para obter o novo rg digital é preciso ter realizado o cadastro da biometria na Justiça Eleitoral ou em institutos de identificação parceiros, porque as impressões digitais e foto serão inseridas pelos órgãos na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN).
CE se você ainda não tenha feito o cadastro biométrico, poderá acessar o site da Justiça Eleitoral, depois escolher o seu estado e seguir as orientações mostradas para agendar o processo de cadastro biométrico.