Agora os contribuintes podem fazer realizar a entrega da declaração de imposto de renda com mais tranquilidade, com um prazo mais extenso, o período ficou de 15 de março a 31 de maio.
No seu portal a Receita Federal disse que tem como foco possibilitar que todos os contribuintes possam ter acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no primeiro dia de entrega.
Diante do fato de que grande parte das informações oferecidas na declaração pré-preenchida acabam chegando à Receita Federal apenas no fim de fevereiro, o Fisco precisa de um prazo para consolidar os dados. Portanto com isso o formulário pré-preenchido, que traz mais comodidade e diminui a chance de erros pelo contribuinte, só sai na metade de março.
Datas Para Entrega Da Declaração De Imposto De Renda
Segunda a Agência Brasil nos últimos anos geralmente o prazo de entrega começava no primeiro dia útil de março e ia até o último dia útil de abril porém as datas foram mudadas nestes últimos anos, isso devida a pandemia de covid-19, então a data limite para a entrega das declarações de 2020 passou de 30 de abril para 30 de junho.
Em 2021, com uma nova onda da pandemia, o fim da entrega passou de 30 de abril para 31 de maio. Já no ano passado por exemplo o prazo iniciou em 7 de março devido o carnaval na semana anterior, e consequentemente acabou indo até 31 de maio. Naquele momento a Receita disse que a proposta era minimizar os efeitos da pandemia de covid-19.
As condições para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 serão divulgadas agora no próximo dia 27, segunda-feira. Saiba que o prazo para a entrega do informe de rendimentos pelos empregadores, bancos e planos de saúde mantem-se até dia 28 terça-feira de fevereiro.